Embora muitas pessoas estranhem a possibilidade de a tela do iPhone 5 estar descolando ou quebrada sem qualquer motivo aparente, este é um transtorno que não é tão incomum entre os usuários do dispositivo. Para evitar este tipo de situação, vale a pena conhecer as principais causas deste problema, além de saber como identifica-lo e agir em busca de uma solução.
Tela do iPhone 5 quebrada: o que fazer?
O primeiro passo é manter a calma, uma vez que este é um problema que pode acontecer sem que você tenha qualquer tipo de culpa. Em seguida, é preciso entender o que pode ter acontecido com o seu iPhone para que a tela apresentasse defeito: na maioria das vezes, a resposta está na bateria, outra peça fundamental para o funcionamento do dispositivo e que está sujeita a apresentar diversos tipos de falha.
Em geral, a tela do iPhone descola ou quebra quando a bateria incha e fica grande demais para a estrutura do dispositivo, provocando o descolamento da tela e até mesmo o rompimento da estrutura física do dispositivo. Esse inchaço pode acontecer por diversas razões, que vão desde as condições de umidade e calor até a forma como o usuário carrega o dispositivo.
Como saber se a bateria do iPhone está inchada?
Os problemas abaixo podem ser indicativos de que a bateria do iPhone está inchada e, caso você identifique alguma dessas falhas em seu dispositivo, é recomendado procurar uma assistência técnica especializada em Apple. Confira os principais sinais de bateria inchada:
- Botão Home: funcionamento inadequado ou com velocidade de resposta maior do que a esperada;
- Sensor de proximidade: sabe aquele sensor que apaga a tela quando você está em uma ligação? Se ele começar a falhar, pode ser um sinal de que a bateria está inchando;
- Câmera frontal: câmera frontal visualmente fora do lugar ou embaçada sem qualquer motivo aparente;
- Bateria descarregando rapidamente;
- O iPhone começa a desligar sem qualquer motivo, mesmo com determinada porcentagem de bateria;
- LCD alterado: pressione levemente a lateral esquerda do seu iPhone. Caso visualize uma deformação na coloração da tela na região onde seu dedo está, a bateria provavelmente está inchada.
Tela do iPhone 5 descolada: o que fazer?
Em hipótese alguma tente colar a tela quebrada do seu iPhone 5, pois colas convencionais ou outros produtos geralmente utilizados para fixar objetos podem alterar o funcionamento e danificar as peças internas do aparelho. Também não é recomendado pressionar o dispositivo para tentar fazer com que bateria desinche à força, pois esta ação pode quebrar de vez a tela e multiplicar a gravidade do problema.
Para não correr riscos, solicite o serviço de uma assistência técnica especializada em Apple. Nas mãos de quem entende do assunto, seu iPhone 5 com a tela descolada receberá o atendimento adequado — que envolve a retirada da tela e da bateria, verificação das peças internas, execução de testes de qualidade e funcionamento, substituição da bateria por uma nova peça adequada, além da troca da tela do iPhone 5.
Imagem: © Depositphotos.com / belchonock