Empresas rivais trabalham em conjunto e esperam fazer a diferença no compartilhamento de informações relevantes neste momento
00O mundo todo teve que se adaptar a um novo tipo de vida em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus. O COVID-19 (nome da doença) mudou nossa forma de viver, trabalhar e se relacionar. Além disso, muitas empresas passaram a adotar estratégias de produção e desenvolvimento focadas no combate ao vírus, e não exclusivamente aos seus serviços e produtos. Um bom exemplo disso é a união entre Apple e Google para criação de um sistema de alerta diferenciado para este momento. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da iGeeks!
Apple e Google na luta contra o novo coronavírus: o que sabemos até o momento
- As empresas rivais pretendem criar um “caminho” para que celulares iOS e Android “conversem” entre si.
- Ideia é permitir a comunicação livre para que as pessoas possam alertar sobre amigos e familiares contaminados.
- O sistema tem como ponto principal a troca de informações via Bluetooth, e será disponibilizado somente durante o período da pandemia, através de um novo aplicativo.
- Tecnologia poderá ser utilizada, inclusive, por governos municipais, estaduais e federais, justamente para garantir maior adesão e compartilhamento de informações importantes junto à população.
- Por que Bluetooth? Segundo especialistas em tecnologia, este modelo dificulta o rastreamento e a possível ação de hackers na tentativa de rastreamento e roubo de informações, como do número de telefone da pessoa.
- As pessoas, com smartphones que utilizam sistemas operacionais diferentes (iOS e Android) precisarão ativar o Bluetooth e trocar entre si uma “chave” de segurança. Somente assim será possível a comunicação.
- Estas “chaves” permanecerão guardadas nos dispositivos por até 14 dias.
- Se uma das pessoas, ou ambas, tiver confirmação de COVID-19, poderá autorizar o envio de um alerta automático pelo aplicativo para quem também baixar o app e conviver em regiões próximas, como no mesmo bairro.
- O aplicativo, então, informará que há uma pessoa contaminada. Todavia, não será revelada a identidade da pessoa, somente a existência de um indivíduo contaminado em região próxima.
- As empresas afirmam que a nova tecnologia não funcionará com o propósito de rastreamento de pessoas.
Quando a nova tecnologia estará disponível?
Sempre que lidamos com lançamento de aplicativos, sistemas e tecnologias, estipular uma data precisa é muito complicado. Isso porque, na fase de desenvolvimento, muitos testes precisam ser realizados, ajustes feitos e assim por diante. Todavia, Google e Apple estipulam o mês de maio de 2020 como ponto de partida.
Neste mês, importante ressaltar, o uso da tecnologia ficará nas “mãos” de autoridades governamentais, para utilização em aplicativos criados pelos governos e com foco na contenção da pandemia.
Precisa falar com a iGeeks?
Mesmo em tempos de pandemia e isolamento social, seguimos com o alto padrão de atendimento para todos os clientes que precisam de conserto de iPhone, assim como manutenção de MacBook e vários outros serviços. Entre em contato: fale com um dos nossos especialistas.