Poucas situações são tão frustrantes quanto ter em mãos um dispositivo de alto nível e não conseguir aproveitar o melhor de todos os seus recursos. É exatamente esta a situação de quem tem um Macbook que não liga e apenas faz barulho. Este é seu caso? Confira as principais situações em que isso pode acontecer e quais são as soluções disponíveis para você:
Quais são os sons comuns do Macbook?
Podem haver diversas razões para o Macbook não ligar e apenas fazer barulho. Uma delas está na tela, que pode estar com algum problema “invisível” e que está impedindo a inicialização do aparelho. Para verificar se é este o caso, a recomendação é apertar o botão “liga/desliga” e prestar atenção aos sons do dispositivo. São estes sons que você pode observar:
- Som de inicialização;
- Ventoinha;
- Unidade de disco;
- Drive óptico (insira um CD ou DVD para confirmar o funcionamento).
Em geral, os barulhos do Macbook são bem característicos e você deve aprender a reconhece-los para detectar eventuais problemas. Para marujos de primeira viagem, vale dar um recado importante: é normal ouvir sons durante a inicialização e no dia a dia, enquanto estiver usando o dispositivo.
Um dos principais ruídos emitidos pelo equipamento é o som da ventoinha, uma peça de refrigeração que é importantíssima, já que garante o controle da temperatura interna do Macbook e impede que o dispositivo superaqueça e danifique as mais variadas peças internas.
Macbook não liga: o que fazer?
Além de prestar atenção aos sons do Mac, verificando se eles são os mesmos de sempre, você pode verificar se as luzes do teclado (que são automaticamente acionadas ao ligar o dispositivo) estão ativas. Também é importante verificar a alimentação de energia: para isso, veja se o cabo de energia está funcionamento corretamente e se a fonte de energia (tomada) também está em perfeito estado.
Caso você tenha feito todas essas verificações e constatado que está tudo certo, mas o Macbook continua sem ligar, você pode tentar reiniciá-lo de maneira forçada. Comece desconectando todos os dispositivos externos (mouse, teclado, drives) e, na sequência, pressione do botão “liga/desliga” por 10 segundos.
Você pode ainda redefinir o SMC (Controlador de Gestão do Sistema) com facilidade. Para isso, pressione as teclas “Command+Option+Esc” e, logo em seguida, feche a tampa do Mac e reabra-a após 30 segundos. Se o Macbook ligar, desligue o dispositivo e inicie-o normalmente.
Fale com a iGeek’s!
A iGeek’s é uma assistência técnica especializada em Apple que tem ampla experiência para lidar com esse e qualquer outro problema apresentado por seu Macbook. Com nossos técnicos especializados, você tem a certeza de que a alteração em seu dispositivo será identificada de maneira rápida e sem erros, realizando os reparos necessários com eficiência e qualidade. Quer saber mais sobre manutenção de Macbook? Entre em contato por aqui!
Imagem: iStock / Getty Images Plus / fizkes