Observar a presença de sombras ou de formas embaçadas na tela do iPhone certamente causa a preocupação do usuário. Este tipo de problema tem nome no mundo da tecnologia: efeito burn-in, também conhecido por efeito fantasma (ou screen ghosting). Trata-se de um defeito de hardware — a parte físico do dispositivo — que atrapalha consideravelmente a usabilidade no dia a dia.
O que causa o efeito burn-in?
O chamado efeito burn-in é causado por compostos de fósforo das telas que não estão desempenhando suas funções como deveriam. Em outras palavras, o funcionamento não está correto. Estes compostos têm a função de emitir luz e produzir as imagens, porém, com o tempo podem apresentar problemas relacionadas a perda de intensidade, o que gera as deficiências de nitidez na tela do seu iPhone.
O cenário mais comum do efeito burn-in no iPhone está associado a dispositivos que já possuem muitos anos de uso. Além disso, ao exibir muitas imagens de maneira alternada na tela, como ao navegar na internet ou durante um jogo, estas imagens podem “carregar” pixels e exibi-los na imagem seguinte.
Como resolver o efeito burn-in no iPhone?
O burn-in é um problema com a tela do iPhone que nem sempre pode ser solucionado sem a troca do display ou de outras peças. Para usuários de dispositivos com sistema Android, até existem alguns aplicativos que forçam os pixels danificados a funcionar com as cores corretas, mas para iOS (o sistema operacional do iPhone) esses programas não estão disponíveis.
Por isso, quando um iPhone está apresentando imagens que não deveriam estar lá, a melhor solução é levar o dispositivo a uma assistência técnica especializada em Apple. Este é o momento de entrar em contato com a iGeek’s, uma empresa com ampla experiência e conhecimento em iPhones e demais dispositivos Apple.
Com a iGeek’s, você tem acesso aos melhores profissionais especializados em suporte para Apple, que oferecem suporte completo e troca da tela em menor de uma hora! A vantagem é que o trabalho é rápido e preciso e você não precisa se preocupar com nada, já que a empresa também oferece um serviço de delivery para a retirada e devolução do aparelho.
Imagem: jacoblund / iStock / Getty Images Plus