Chegou a hora de trocar o HD do seu dispositivo Apple? Este é um momento decisivo na vida de quem tem um MacBook, MacBook Pro ou qualquer outro modelo da marca, uma vez que o reparo vai impactar diretamente no desempenho do dispositivo durante os próximos anos e até mesmo em sua vida útil.
A capacidade de processamento de um HD ou SSD é responsável por determinar a velocidade com que o dispositivo trabalha, e este tipo de análise é essencial para garantir uma usabilidade mais tranquila e sem estresse no dia a dia, principalmente quando o MacBook é utilizado em ambientes profissionais. Afinal, quem trabalha com este tipo de aparelho sabe como é fundamental ter um dispositivo ágil e que responda todas as ações executadas em segundos, sem travar e com máxima segurança.
Por que trocar de HD para SSD?
O HD (hard disk, ou disco rígido) é um tipo de memória não volátil, ou seja: as informações são mantidas mesmo após o aparelho ser desligado. Esta estrutura é chamada de disco justamente por conta da presença de discos duros onde os dados ficam gravados. A leitura e gravação das informações fica por conta de uma cabeça magnética.
O SSD (solid-state drive, ou unidade de estado sólido), por sua vez, é um dispositivo formado por circuitos integrados. A estrutura do SSD não possui partes móveis, fazendo com que ele seja muito silencioso, rápido e menos propenso a sofrer danos físicos. Trata-se de uma tecnologia mais moderna e que oferece diversas vantagens, sendo que as principais são:
Inicialização rápida
A mais perceptível mudança pode ser notada logo ao ligar o Mac: a inicialização é muito mais veloz, sem praticamente qualquer risco de travamento.
Velocidade de processamento
Trocar o HD por SSD garante muito mais velocidade em seu MacBook e MacBook Pro, inclusive ao executar programas de edição de vídeo ou de imagem, normalmente softwares mais pesados e que exigem muito desempenho. Esta mudança pode garantir que o dispositivo da Apple aumente a velocidade em até cinco vezes.
Maior vida útil
O HD que vem de fábrica possui uma agulha relativamente sensível e que pode romper após o dispositivo sofrer uma queda ou impacto forte. O SSD, por sua vez, é uma peça sólida e sem qualquer agulha, uma característica que pode prolongar a vida útil do dispositivo em até cinco ou seis anos.
Economia
Trocar o HD por SSD tem um custo, claro, mas ele não equivale a 20% do valor de um novo MacBook ou MacBook Pro. Desta maneira, como chegará o momento inevitável de trocar HD por SSD, não vale a pena comprar um novo dispositivo somente porque o antigo não possui mais espaço disponível.
Silêncio
O SSD é uma peça que apresenta um nível de ruído muito inferior se comparado ao HD tradicional.
Segurança
Trocar o HD por SSD também garante mais segurança no momento de armazenar e deletar arquivos.
Vale destacar que a iGeek’s realiza a troca de HD para SSD do seu dispositivo Apple com total segurança e qualidade. Entre em contato conosco e saiba mais!
Imagem: © Depositphotos.com / jovannig